Espetáculo da Orquestra Lux Sonora e abertura da exposição Tacho e o Homem de La Mancha acontecem no dia 2 de abril
Por Marina Mentz
Foto: divulgação
A nova Temporada Cultural do Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, será lançada no domingo (2). Como atrações de reabertura, o Espaço contará com o lançamento da exposição Tacho e Homem de La Mancha, às 18 horas, e com o concerto lírico Il Gioco dell'Amore da Orquestra Lux Sonora às 19 horas. A noite de lançamento dá início à temporada que se estenderá até novembro, com atividades mensais e gratuitas.
A exposição Tacho e Homem de La Mancha, com curadoria de Luciana Nunes e Angelo Reinheimer, reúne desenhos e cartuns centrados na figura de Dom Quixote, icônico personagem criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. As aventuras de Quixote, que vivia a combater moinhos de vento imaginando-os como dragões, inspiraram Tacho em suas obras. As lanças do Tacho foram o pincel, o lápis de cor, o grafite.
“A sua luta, traduzida em seus desenhos, está completamente antenada com os nossos tempos, profunda e poderosa como o conto de Cervantes. As obras de Tacho nesta exposição nos fazem refletir em cores por intermédio de um dos mais sensacionais personagens da literatura mundial”, explicam os curadores. Após a abertura, a exposição permanece em cartaz até dia 28 de maio.
Já o concerto lírico Il Gioco dell'Amore (O jogo do amor), da Orquestra Lux Sonora, é conduzido pela trama poética do amor romântico e suas difíceis regras. Serão obras da música barroca vocal e instrumental que abordam a experiência humana desse sentimento arrebatador, desde o encantamento inicial dos enamorados até a decepção e a derradeira separação dos amantes. Ganhador do Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre na categoria "Melhor live de 2021", no concerto lírico são apresentadas peças de compositores como Monteverdi, Caccini, Dowland, Uccellini, Rameau e Boismortier.
O espetáculo, com concepção da Orquestra Lux Sonora, tem direção artística de Rafael Marques, direção cênica de Cuca Medina e Deizi Nascimento, com execução dos Instrumentistas: Bruno Santos (Flauta Doce), Elizander Dutra (Fagote), Jean Lopes (Violão), Jessica Stoll (Contrabaixo), Letícia Piasentini (Flauta Doce), Luis Guerin (violino), Priscila de Souza (Viola) e Rafael Marques (Flauta Transversa) e Cuca Medina e Deizi Nascimento no canto lírico.
A Temporada Cultural 2023 do Espaço Cultural Antiga Matriz é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos com financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento e Conselho Municipal de Cultura. A atividade conta com o apoio de Becker Empreendimentos Imobiliários e Cortecor Imagem Corporativa.
O Espaço Cultural
O Espaço Cultural Antiga Matriz ocupa o prédio histórico da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, edificado entre 1868 e 1880. Em 2010, através de convênio firmado com a Prefeitura de Dois Irmãos, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos passou a administrar o Espaço Cultural e, desde então, vem promovendo e coordenando eventos no local e desenvolvendo projetos de qualificação e modernização do equipamento cultural. Atualmente o Espaço Cultural é referência na região, com estrutura técnica para ampla diversidade de atividades culturais.
Além das atividades mensais, o Espaço Cultural sedia o Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, que registra parte da história de mais de 150 anos da Antiga Matriz. O coro e a torre da antiga igreja passaram a ser um dos ambientes de exposição permanente que pode ser visitado aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas.
0 Comentários