Programa da Guarda Municipal de Cachoeirinha vai dar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva.
A prefeitura lançou nesta quarta-feira, 15, o Grupamento Mulheres Protegidas, uma guarnição especial da Guarda Municipal, com servidores treinados para dar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva. O GMP conta também com uma viatura própria, cujas chaves foram entregues após a solenidade de lançamento do programa, que ocorreu na Câmara Municipal com a presença do prefeito Cristian Wasem, do vice-prefeito João Paulo Martins, do secretário municipal de Segurança Pública Marco Barbosa, do tenente-coronel da Brigada Militar Ivens dos Santos, da delegada-adjunta da Delegacia da Mulher (Deam) da Polícia Civil Fernanda Campos, do presidente do Consepro André Madeira, do vereador Otoniel Gomes, representando a Câmara de Vereadores, do comandante da Guarda Municipal Francisco Júnior, dos delegados da 1ª e da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha Anderson Spier e Carlos Eduardo de Assis, respectivamente, além de secretários municipais e vereadores da Casa.
O titular da Segurança Pública municipal, Marco Barbosa, apresentou dados sobre a violência contra a mulher em Cachoeirinha, destacando uma piora nos índices em todo o país durante a pandemia. “Em 2022, foram 661 ocorrências, uma média de duas por dia, com maior incidência de crimes como ameaça, lesão corporal e perseguição. Por isso, o lançamento do Grupamento das Mulheres Protegidas é tão importante. Por que vai fortalecer a rede de proteção já existente”, ressaltou.
O vereador Otoniel parabenizou o trabalho da Guarda Municipal e ressaltou o apoio da Câmara neste sentido. O presidente do Consepro André Madeira referiu que “a violência atinge principalmente as crianças e abala toda a sociedade. Esperamos que seja a primeira de muitas outras iniciativas em prol da sociedade”. A delegada Fernanda Campos parabenizou o projeto e lembrou que “existe muita reincidência na violência e também subnotificação por falta de rede de apoio. Espero que sirva de modelo para que este serviço seja ampliado no Estado”. Da mesma forma, o tenente-coronel Ivens disse que “este braço municipal vai agregar muito ao trabalho realizado pela patrulha Maria da Penha. Parabéns e sucesso nesta missão”, desejou ele.
O vice-prefeito destacou: “aprendi na função como policial que esta questão da ameaça, quando tem motivação passional, tem que ser levada a sério. Este Programa vem a se somar com um trabalho que já vem sendo feito. É um problema que infelizmente vai persistir porque é cultural e tem de ser enfrentado”. Já o prefeito demonstrou estar “muito feliz por assistir esta entrega de um projeto que foi discutido nesta Casa Legislativa e hoje se materializa. Estamos batalhando muito para mudar a história deste município e termos orgulho dele. Obrigado a todos que fazem parte desta iniciativa”.
A cerimônia foi encerrada com homenagens ao comandante da Guarda Municipal de Estância Velha, Sílvio Marques, e ao secretário de Segurança Pública, Esporte e Bem Estar da cidade, José Dresch, uma vez que a iniciativa pioneira daquela cidade serviu de modelo ao GMP de Cachoeirinha.
O GMP vai contar com quatro policiais treinados: as GM Becker e Gisele, e os GM Brasil e Giovane, mas todos os guardas de Cachoeirinha passarão pelo treinamento. A guarnição ficará à disposição 24 horas por dia no atendimento das mulheres que já tenham a medida protetiva concedida.
Texto: Vanessa Martins
Fotos: Tiago Cechinel
0 Comentários