O serviço foi reiniciado em meados de 2022 após processo licitatório realizado pela nova gestão
Somente entre os meses de junho e julho de 2022, foram coletadas cerca de 16 toneladas de material para reciclagem, chegando a 95 toneladas até o final do ano. O trabalho foi reiniciado após processo licitatório e a Coleta Seletiva agora está disponível para residências e empresas, com calendário fixo de recolhimento, de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, em todos os bairros e no Distrito Industrial de Cachoeirinha. Todo material é recebido e separado pela Associação de Classificadores e Recicladores de Cachoeirinha – ACRER.
Para a titular da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos, os benefícios sociais e econômicos do projeto vão além da importância para a sustentabilidade ambiental, "pois os resíduos deixaram de ser descartados em aterros e em locais inadequados. A coleta seletiva é fonte de emprego e renda para as 30 famílias integrantes da ACRER".
A secretária ainda destaca que houve uma adesão muito forte da comunidade de Cachoeirinha, com destaque para condomínios que implantaram campanhas internas de conscientização para separação adequada dos resíduos. No total, nove condomínios já participam do projeto e os últimos a aderirem foram os condomínios Versailles e Di Napoli. Para 2023, a ideia é ampliar o número de Pontos de Entrega Voluntária – PEV, que são já funcionam em alguns locais como escolas e associações, com o objetivo de facilitar e ampliar a coleta de materiais recicláveis. Os pedidos de cadastramento para instalação de PEV podem ser feitos pelo e-mail smstde@cachoeirinha.rs.gov.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone 51-3041-7128.
Edição: Vanessa Martins/PMC
Foto: divulgação SMSTDE
0 Comentários