Contrato para a utilização de controlador móvel não foi renovado pela nova gestão.
Além disso está sendo realizado um remanejamento dos pardais que estavam em locais inapropriados e que não promoviam a educação no trânsito.
A Prefeitura de Cachoeirinha através da Secretaria de Segurança e Mobilidade (SMSM) comunica que a informação de que estão sendo colocados novos pardais nas ruas do município, é falsa. A verdade é que está ocorrendo um remanejamento de pardais que encontravam-se em lugares que não promoviam, de fato, a educação no trânsito e que estavam em locais de difícil visualização para os condutores. As equipes de trânsito estão trabalhando para ajustar os pontos de maior necessidade dos controles de velocidade, para ter um trânsito seguro para os motoristas e pedestres.
O secretário de Segurança e Mobilidade, Emerson dos Santos, salientou sobre a redução dos controladores de velocidade em Cachoeirinha. “Muitos pardais que foram colocados na gestão anterior serão suprimidos. Já solicitamos para a empresa que 25% dos controladores sejam eliminados do município. Muitos deles já estão em processo de retirada e os demais seguem tendo uma revisão frequente. Só ficarão os equipamentos que são fundamentais para a educação no trânsito e para o cercamento eletrônico”.
O prefeito Cristian Wasem falou sobre o controlador de velocidade: “a fiscalização de trânsito é educativa, tem o intuito de salvar vidas e conscientizar as pessoas e não pra ser arrecadatória. O pardal é importante para a segurança, desde que esteja em local correto. E o remanejamento está acontecendo por este motivo. não queremos fazer nenhum tipo de armadilha.” e ainda destacou: “somos contra sim o excesso de velocidade, queremos um trânsito seguro, contamos com a prudência dos motoristas no trânsito. Queremos agir de forma correta e transparente com a população”.
Saiba mais:
A atual gestão da prefeitura herdou da gestão passada, o processo licitatório e os estudos técnicos dos controladores de velocidade. Ambos já estavam prontos e em processo de instalação quando o governo foi assumido de forma emergencial há cerca de 6 meses. Para evitar multas, foi cumprido o contrato e finalizado as instalações.
Após os pardais terem sidos instalados, a atual gestão iniciou o acompanhamento e estudo dos mesmos e foi realizado uma revisão onde foi notado que alguns controladores estavam multando de forma excessiva.
A partir desse estudo, foi constatado pela SMSM, que três pontos específicos, por mais que os equipamentos estavam regulares, não tinham eficácia e os estudos não estavam corretos, o que levou a retirada dos pardais nesses locais e posteriormente aberto um processo de avaliação jurídica para anular as multas registradas por eles. Atualmente os condutores multados nessas localidades já estão com as mesmas multas anuladas.
Além disso, assim que o prefeito Cristian Wasem iniciou sua gestão interina, foi solicitado ao secretário Emerson dos Santos, o cancelamento da utilização dos pardais móveis (pistola), visto que os controladores de velocidade já instalados em Cachoeirinha eram suficientes para garantir a segurança da população. O equipamento já foi entregue à empresa e não está mais sendo utilizado no município.
Texto: Vitória Karoline/PMC
Foto: Detran/PA
0 Comentários