Valor será utilizado para dar continuidade nas obras da nova emergência do SUS do hospital
A Câmara de Vereadores de Gravataí devolveu ao município R$ 711 mil, provenientes da economia de gastos do Legislativo ao longo deste ano. O montante foi repassado para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, pelo Governo Municipal, e a verba vai garantir a continuidade das obras da nova emergência do SUS do Hospital Dom João Becker.
Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Gravataí, na noite desta quarta-feira, 5, o prefeito Luiz Zaffalon entregou o cheque simbólico ao superintendente do hospital, Dr. Antônio Weston. “Este é mais um dia para ficar marcado na história da saúde de Gravataí”, declarou Zaffa. A obra será executada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – mantenedora da casa de saúde de Gravataí.
Em 2021, o Legislativo também fez um repasse para as obras de emergência. Na época, foram destinados cerca de R$ 3,9 milhões. “O que está ocorrendo, hoje, é um grande acordo político entre Executivo e Legislativo, para que a comunidade seja a maior beneficiada, recebendo uma nova emergência hospitalar, totalmente equipada e de acordo com o tamanho que a nossa cidade tem”, explicou Zaffa.
Nova emergência
A nova estrutura vai contar com uma área de 907 metros quadrados, o que significa mais do que o dobro da estrutura atual. Os oito leitos de observação passam a ser 22 e o número de leitos de emergência quadruplica (de um para quatro). Já o número de poltronas de medicação dobrará das seis atuais para 12, entre outras melhorias.
Segundo o superintendente do HDJB, Antônio Weston, Gravataí receberá a Emergência SUS mais moderna do Estado. “Com o esforço de todos, poder público, iniciativa privada e Santa Casa, vamos entregar um serviço à altura das necessidades da comunidade de Gravataí”, complementou.
Honraria “Rudinei Bittencourt” como reconhecimento aos profissionais de saúde
O enfermeiro Rudinei Bittencourt exerce suas funções no Dom João Becker há doze anos. Nesse período, em conjunto com os demais colegas da assistência, ajudou a salvar muitas vidas gravataienses. Seja na Emergência, no Hospital de Campanha ou, agora, como a principal liderança da enfermagem no HDJB, sempre atuou na linha de frente. Na ocasião, a Câmara Municipal de Gravataí reconheceu o seu trabalho ao denominar como “Rudinei Bittencourt” a sua recém-criada distinção aos profissionais de saúde do município.
Uma placa será entregue, anualmente, ao escolhido por todos os vereadores, sempre próximo a 22 de setembro, data em que o enfermeiro começou a trabalhar no Dom João Becker. A honraria faz parte da celebração do Dia e da Semana Municipal da Gratidão, criados pelo parlamento, por meio de projeto de lei.
Motivos não faltaram para escolher o homenageado. A obstinação de Rudinei, principalmente, no período mais crítico da pandemia, chamava a atenção e motivava os colegas. Ele foi uma das lideranças que coordenou o Hospital de Campanha e destacou o espírito de equipe como grande diferencial para enfrentar dificuldades até então desconhecidas.
“Na pandemia mostramos a nossa capacidade de superação, resiliência e trabalho em rede. Hospital, SAMU, secretaria, postos de saúde e UPAs, todos com o mesmo propósito. Superamos as dificuldades estruturais e, realmente, salvamos muitas vidas preciosas em nossa região”, comentou.
Segundo o enfermeiro, além de questões geradas pela pandemia, a saúde em Gravataí também possui necessidades bem complexas, que exigem alta capacitação dos profissionais. A manutenção da mesma estrutura, ao longo das décadas, aliada ao repentino crescimento demográfico, é só um exemplo dos desafios impostos a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no município.
Rudinei diz sentir-se lisonjeado com a homenagem e encara esse momento como a consolidação de uma importante decisão que teve ainda jovem. Foi lá, no final do ensino médio, que, após o resultado do teste vocacional, decidiu seguir a carreira de enfermeiro. Passados alguns anos e, agora, como coordenador geral da enfermagem no Dom João Becker, enfrenta novas e também desafiadoras missões.
Gostaria que esta data fosse realmente celebrada para nos fazer lembrar da importância da vida e do nosso valor como profissionais perante a sociedade. Humanizar e qualificar são nossos objetivos permanentes”, afirmou.
Texto: Jéssica Beltrame/PMG - Foto: Douglas Rosa/PMG
0 Comentários