As substituições dos equipamentos com validade vencida, próxima de expirar ou avariados em função das condições de conservação estão acontecendo, em Esteio, nos bairros Parque, Centro, Cohab, Cristi, Industrial e Jardim Planalto. Já em Sapucaia do Sul, as trocas estão concentradas em Capão da Cruz, Centro, Dihel, Jardim Paraíso, Primor e Jardim Planalto. Até fevereiro, serão trocados sete mil hidrômetros em ambos os municípios, aproximadamente, e os serviços serão estendidos aos demais bairros.
A Metrosul reforça à população que as trocas dos aparelhos nessas condições acontecem sem custo algum e que são realizados por equipes especializadas, devidamente identificadas e respeitando os protocolos de prevenção à Covid.
Os hidrômetros registram o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural, comprometendo o seu funcionamento. A substituição é uma recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, que determina em cinco anos a vida útil dos equipamentos.
De acordo com o Coordenador de Hidrometria da Ambiental Metrosul, Matheus Reato, a renovação do parque de hidrômetros é um dos compromissos assumidos junto à Parceria Público-Privada. “Estamos realizando as trocas há desde o começo da operação com o objetivo de garantir maior precisão nos medidores”, explica.
A fim de orientar os moradores e reforçar a importância dos trabalhos, material informativo está sendo entregue nas residências onde acontecerão as trocas.
A AMBIENTAL METROSUL
Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.
Via Ascom - foto: divulgação
0 Comentários