Na tarde desta sexta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, abriu suas portas para a atividade em prol do SETEMBRO AMARELO, mês dedicado à prevenção do suicídio.
Colaboraram com a consolidação do evento, o presidente da ACONTURS (Associação dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares do RS) Jeferson Leon Machado, a Conselheira Tutelar Salete Trajano e o Psicólogo Jose Ermano Ministério.
Todos palestraram sobre as formas de prevenção, como identificar os sintomas e quais ações tomar, para que se aja a tempo contra este mal que vêm assolando muitas pessoas, tendo seu agravamento com a pandemia.
Houve grande debate e troca de ideias dos palestrantes a respeito do acolhimento e atenção, principalmente para com nossas crianças e adolescentes, neste atual e pós-pandemia, que estão em maior vulnerabilidade.
O Brasil lidera o ranking dos países mais ansiosos do mundo.
No ano de 2012, o Brasil ocupava o 8º lugar no ranking mundial em suicídios.
Um último dado da OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e no Brasil as tentativas chegam a cada 4 segundos em tentativas.
Este assunto além de velado é um tabu, mas com o agravamento da pandemia, as autoridades de saúde vêm emitindo alertas, pois este já está se tornando um problema de saúde pública, que precisa de políticas públicas urgentes.
É preciso que se tenha um olhar e uma escuta atenta para perceber os sinais e socorrer estes que precisam.
A busca por ajuda profissional é a melhor solução.
O conselho tutelar de Cachoeirinha está à disposição para ajudar, juntamente com o CRAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
Este evento foi uma iniciativa da Vereadora Jussara Caçapava e equipe, juntamente com a Professora Isabel e Fabi Rude.
Os vereadores Major, Sueme Pompeo de Matos e David Almansa, também prestigiaram o evento.
Setembro Amarelo: Falar e buscar ajuda profissional é a melhor solução!
Sua vida vale muito! Não se cale!
Texto/foto: Clara Nelly - Info do Vale Notícias
0 Comentários