O atendimento inicia nesta terça-feira, dia 10, na sede do Onze Unidos.
Cachoeirinha é pioneira no tratamento para fibromialgia. A ação iniciada pelo vereador Cristian Wasem (MDB), criou uma rede de apoio para viabilizar o tratamento da síndrome da Fibromialgia, com a aquisição de equipamento para procedimento; organização da ação com Grupo Gente de Fibro e a cedência do espaço feito pelo G.E Onze Unidos. A parceria já viabilizou que 30 pessoas já tenham recebido o tratamento.
“Com o novo grupo que inicia nesta terça-feira, dia 10, já serão 45 pessoas sendo tratadas”, explicou o vereador.
O procedimento consiste na aplicação de laser e ultrassom e laser terapêutico de forma simultânea, utilizando variações com a aplicação na palma da mão de 3 minutos, com duração de duas semanas.
O equipamento utilizado foi criado pela USP e ameniza até 90% das dores crônicas geradas pela Fibromialgia. Em 2019, Cachoeirinha foi pioneira na testagem do novo procedimento, em colaboração com a equipe do Instituto de Física da USP de São Carlos obteve resultados significativos.
PARCERIA COM O GRUPO GENTE DE FIBRO
Desde 2018 o vereador Cristian Wasem atua junto ao Grupo Gente de Fibro no acesso a políticas públicas para os Fibromiálgicos entre elas a emissão da carteira de identidade do Fibromiálgico. “Para ter acesso ao tratamento, o portador da fibromialgia precisa ter o documento”, explica o Vereador.
Para ter acesso a carteirinha, o interessado precisa entrar em contato com o Grupo Gente de Fibro, através dos fones: 51 9351-7428 (Karen), 51 8956-5434 (Gisele).
“É necessário apresentar documentos de identificação, laudo com o diagnóstico da doença e comprovante de residência. Importante ressaltar que o paciente precisa ser de Cachoeirinha”, explica a coordenadora do Grupo Gente de Fibro, Karen Prestes.
DUZENTAS PESSOAS AGUARDAM PELO PROCEDIMENTO
Duzentas pessoas aguardam pelo tratamento no município, no entanto, estima-se que 4 mil sejam portadores da síndrome em Cachoeirinha. “Após o atendimento deste terceiro grupo, seguiremos atendendo até sanarmos essa primeira demanda das pessoas que já estão inscritas. Somos gratos pela parceria e pela rede de apoio que formamos ao longo destes últimos 4 anos, trabalhando por políticas públicas e acesso à saúde destes pacientes”, finalizou o vereador.
FIBROMIALGIA
O principal sintoma da fibromialgia é a dor no corpo, que costuma ser pior nas costas e no pescoço e que dura pelo menos 3 meses. As causas da fibromialgia ainda são pouco esclarecidas, no entanto é mais comum de acontecer nas mulheres entres os 35 e os 50 anos, e os sintomas podem piorar após a realização de esforço físico, estresse emocional ou exposição ao frio. Estima-se que 3% da população Brasileira sofra com a síndrome.
Por Carol Cândido/Ascom - foto: divulgação
0 Comentários