Ambiental Metrosul vai distribuir 8 mil sementes na região metropolitana para celebrar o mês do meio ambiente




A ação iniciou nesta segunda-feira (7) com o objetivo de incentivar a população a cada vez mais adotar boas práticas que contribuam com a preservação da natureza. Ao longo do mês, aproximadamente 8 mil sementes de hortaliças serão entregues à população pelas equipes de adesão, durante as visitas porta a porta nos nove municípios atendidos pela Metrosul na Região Metropolitana de Porto Alegre.

As sementes complementarão o kit de conscientização socioambiental que já é distribuído aos moradores a fim de orientar sobre a importância do tratamento de esgoto ao meio ambiente e informar quanto aos cuidados para que o sistema de esgotamento nas cidades seja cada vez mais eficiente. São abordados aspectos como o descarte inadequado de lixo no esgoto, os prejuízos do óleo de cozinha nas tubulações e ligações clandestinas das redes pluvial e cloacal, além de orientações sobre a conexão à rede.

Ao elevar a cobertura média de esgoto de 33% para mais de 87% nos 11 primeiros anos de atuação, a Ambiental Metrosul também contribui com a proteção dos recursos hídricos e reversão dos danos ambientais causados pela falta de saneamento, como a melhora dos índices de despoluição do Rio dos Sinos, Caí e Gravataí, que estão entre os 10 mais poluídos do país conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Onde não há saneamento, os esgotos sanitários e o lixo doméstico são jogados nos rios sem qualquer tratamento. Nesse sentido, 23,3% das águas de 111 rios brasileiros são de qualidade ruim ou péssima, sendo impróprias para o consumo humano ou para a irrigação de plantações, de acordo com um estudo feito pela SOS Mata Atlântica.

Além dos benefícios à saúde, ao fazer a ligação à rede de esgoto a população contribui para a preservação das matas ciliares, limpeza dos rios, retorno dos animais aos seus habitats naturais e o equilíbrio dos ecossistemas.


PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS EM ANDAMENTO

Um Parque Ambiental voltado à educação de crianças e jovens destacando a importância do saneamento está em desenvolvimento na ETE Mato Grande, em Canoas. A ideia é oferecer um espaço onde alunos da rede pública de ensino dos nove municípios atendidos pela empresa conheçam, por meio do programa Portas Abertas, o processo do tratamento do esgoto e seus benefícios. No local, também estão previstos um viveiro de mudas e área de lazer para os estudantes.

Permanentemente focada em uma atuação ambientalmente responsável, a Metrosul já trabalha com outros projetos que destacam esse compromisso da empresa, como a utilização do lodo em compostagem orgânica e redução do consumo de água potável em atividades secundárias por meio do reaproveitamento da água de reuso.


A AMBIENTAL METROSUL

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.




Postar um comentário

0 Comentários