A historiadora Danieli dos Santos Brito Moreira, 31 anos, tem paixão e fascínio pela cidade. Ela sempre procurou saber mais sobre a história de Cachoeirinha, e a escassez de informações sobre os fatos marcantes da cidade foi o gatilho que a fez ir buscar informações sobre a origem da cidade e suas histórias, seja conversando com moradores antigos, seja indo até o Arquivo Público do Estado em Porto Alegre ou tentando garimpar fotos e documentos nas prefeituras de Cachoeirinha ou Gravataí.
A história de Danieli com Cachoeirinha inicia nos anos 60, quando sua mãe veio morar na cidade. "Minha mãe sempre contava como era lavar roupa na beira do rio e o dia a dia bem diferente do que temos hoje. Quando eu cursava a graduação em História começaram a demolir muitos prédios históricos no município, com isso, comecei a pesquisar mais, para convencer as pessoas da importância de preservar os bens enquanto sociedade", comenta Danieli.
Depois disso, ao longo dos anos, as pesquisas orais tem sido uma fonte muito valiosa nas pesquisas da historiadora. Ela teve a oportunidade de ouvir do próprio Ruy Teixeira, como foi a sua atuação política durante o caminho para a emancipação do município. Ruy foi uma das várias pessoas que Danieli ouviu e segundo suas palavras, se sentiu muito honrada em o conhecer.
Danieli tem um perfil no Instagram onde divulga curiosidades sobre Cachoeirinha e História em geral, quem quiser seguir o perfil, bastar acessar o aplicativo e procurar por Historiando com a Dani, ou você pode clicar aqui.
0 Comentários