Serviço pode ser acessado pelo aplicativo Atende.net
Com o objetivo de melhorar o sistema de marcação de consultas, a Prefeitura de Gravataí lançou o agendamento online. Acessível por meio do aplicativo Atende.Net, o novo sistema completou a primeira semana de funcionamento nesta sexta-feira, 11. No primeiro mês de teste, os pacientes da Morada do Vale I poderão garantir a sua consulta. Para o aplicativo, serão dedicadas 20% das fichas destinadas aos pacientes jovens e adultos com idade entre 12 e 60 anos.
De acordo com o secretário da Saúde Jean Torman, essa nova forma de atendimento vem para beneficiar a população. “Nós entendemos que não são todas as pessoas que têm acesso à internet e sabem mexer no celular. Mesmo assim, nossa equipe criou essa ferramenta para que a comunidade tenha mais uma opção na hora de marcar a consulta. Nessa primeira fase, serão 30 dias de testes e adequações. O agendamento continuará sendo de uma semana para a outra e o paciente poderá escolher o médico, a data e o horário da consulta.”, explica.
Na primeira semana de teste, o serviço ocorreu corretamente e a população conseguiu fazer as marcações. “Inicialmente, liberamos o agendamento para a Morada do Vale I. Vamos avaliar como o sistema vai se comportar e quais serão as dificuldades que os pacientes terão. A partir daí, vamos implantar essa modalidade de marcação de consulta online para todas as Unidades de Saúde do município, em janeiro”, afirmou Jean.
Com os agendamentos online, serão mantidos os 60% obrigatórios para os idosos e os outros 40% para o público geral no teleagendamento. Atualmente, a SMS recebe de 2 a 3 mil ligações por dia, de aproximadamente 300 usuários. São 1.900 vagas por mês, o número é menor do que o real, considerando que metade das consultas está dedicada a atendimentos para casos de Covid-19.
Teleagendamento humanizado
Além da disponibilidade do agendamento digital, a Secretaria Municipal da Saúde também está implantando o “Atendimento Receptivo e Ativo”. Com esse novo sistema, os usuários não terão mais que fazer várias tentativas para conseguir atendimento. Basta uma ligação para o número do telefone ficar registrado no sistema, e a equipe retornar o contato com o paciente.
Quando todas as fichas estiverem preenchidas, a Unidade de Resposta Audível (URA) oferecerá a opção de falar com atendente ou deixar o nome na lista de espera. Caso o paciente opte por deixar o número na lista de espera, ele ficará registrado e será feito contato. A pessoa que ligar mais de uma vez ouvirá uma mensagem dizendo que o número está registrado e a secretaria da Saúde entrará em contato.
Texto: Douglas Glier Schütz - Revisão: Luiz Fernando Aquino - Foto: Paulo Oliveira/PMG
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