No total são 23 postos na cidade. Preços abusivos, com aumento na margem de lucro sem justificativa prévia, podem gerar multa
Por Judy Wroblewski - foto: Kátia Freitas
O Procon de Cachoeirinha realiza fiscalizações periódicas dos postos de gasolina. Os fiscais vão até o posto para notificar os donos a cada 15 dias. A notificação é um esclarecimento do valor e recolhimento de notas fiscais. No total são 23 postos na cidade.
Segundo o diretor do Procon, Fábio Ramos, é importante deixar a população ciente do trabalho realizado pelo Procon. “Nós queremos que os moradores saibam que nós fiscalizamos os postos. Esse trabalho começou após a greve dos caminhoneiros”, observa.
Não existe uma lei que tabele o preço. Cada posto compra o combustível por um valor e pode revender pelo valor que desejar, mas preços abusivos, com aumento na margem de lucro sem justificativa prévia, podem gerar multa.
A justificativa dada pelos postos sobre o valor cobrado é a livre concorrência no mercado. Por não existir um valor imposto pelo governo ou lei, o preço é definido pelos revendedores. Outro motivo é o preço cobrado pela distribuidora, que faz os postos aplicarem valores mais altos para que haja obtenção de lucro.
O Procon de Cachoeirinha fica localizado na Rua Tamoios, 40 no Bairro São Vicente e atende das 9h às 17h de segunda a sexta. Para mais informações ou denúncias ligue (51) 3471-2835 ou (51)3439-1036.
Nota do editor: Cabe a população fazer pressão e abastecer no posto mais barato, para que assim os outros postos criem concorrência com a queda nos preços. Pesquise o menor valor da gasolina e dê preferência a este posto de combustíveis.
0 Comentários