O monitoramento acontece 24 horas. Denúncias podem ser feitas pelo 153.
Por Judy Wroblewswki- Foto:
A Prefeitura de Cachoeirinha está realizando ações para coibir o descarte irregular de entulhos nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e novas ocupações residenciais irregulares. Essas operações visam a integração das políticas públicas de proteção e preservação do meio ambiente.
Nesta semana, o foco das atividades é na antiga Vila Olaria, aonde há nascentes de cursos hídricos. As ações são realizadas em conjunto pelas Secretarias de Governança, Sustentabilidade, Segurança e Infraestrutura e o monitoramento das áreas acontece de forma ininterrupta.
Segundo Diego Rebelatto, coordenador da Defesa Civil, empresas que realizam descarte irregular estão sendo autuadas. “Diversas empresas de entulho foram identificadas e estão sendo autuadas por crime ambiental, pois coletam o resíduo e descartam em locais inapropriados”, aponta.
A Defesa Civil solicita que a população contribua, participe e denuncie a irregularidade dos descartes pelo fone 153 (de telefones fixos) ou do 51-34695311. Os responsáveis pelo mau descarte poderão ser enquadrados na Lei Federal de Crime Ambiental nº 9605/98, e quando veículos pelo CTB.
O prefeito Miki Breier lembra que a ação será permanente e que Cachoeirinha dispõem de dois ecopontos da cidade: na Avenida Ary Rosa dos Santos, 131, Bairro Granja Esperança; e na Rua Lindolfo Wagner, s/n, Bairro Bom Princípio. “Para lá deve ser levado o lixo inerte, como móveis, caliça, galhos, madeira, colchões. Eles estão disponíveis para descarte, diariamente, das 7h às 19h”. Para o descarte de outros materiais, como lâmpadas fluorescentes e baterias, ou para informações ligue 3041-6218.
0 Comentários