Na atividade foram eleitos também os 15 delegados de Cachoeirinha que participarão da etapa Estadual
No sábado, dia 06, a população de Cachoeirinha teve a oportunidade de discutir as diretrizes das políticas públicas da saúde. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha e teve como tema a Democracia e Saúde. O evento foi realizado através da secretaria da Saúde e Conselho Municipal da Saúde.
A vice-presidente do Conselho, Vera Sarnento, lamentou a aprovação da PEC 95/16 que limita por 20 anos os gastos públicos. “Essa é a oportunidade para que a comunidade seja escutada e participe das decisões da saúde. O congelamento de recursos por 20 anos dificulta a gestão de distribuição dos recursos para os municípios para os estados”, disse Vera.
Em seu pronunciamento, o secretário de governança, Juliano Paz, ressaltou que a Saúde e a Educação do município precisam ser referência e embora a gestão passe por momentos tensos, a equipe se dedica integralmente para vencer as dificuldades.
“Não se faz política pública sem participação cidadã. Que através dessa conferência a gente possa catalisar o que há de bom em cada um pra fazer nossas ações darem certo, e que nós em conjunto possamos vencer o ambiente de dificuldade, com políticas públicas”, disse o secretário.
O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Medeiros, disse que a Saúde é a principal preocupação da população de Cachoeirinha. “Recebo nossos munícipes aqui na Câmara e a maior parte das solicitações são de temas relacionados a saúde. Esse é a área que mais preocupa nossa comunidade. Espero que esse evento auxilie o Executivo nas soluções para a área.
O secretário de Saúde, Paulo Abrão, disse que o Conselho de Saúde é de fundamental importância para gestão do SUS e que nesse evento, vamos discutir e dirigir os recursos. “Queremos debater qual a principal necessidade da população. Nós estamos em crise, mas é na crise que a gente cresce e vence as dificuldades”, disse Abrão.
Para o prefeito Miki Breier a municipalização da Saúde, possibilita que a população e o poder público encontrem juntos a solução para as principais necessidades da área. “Nós todos precisamos fazer um debate pela mesma causa e pensar na saúde de uma forma integral, principalmente com a prevenção de doenças. Precisamos de qualidade de vida, ginástica e movimento antes de precisarmos de remédios”, concluiu.
Etapa Estadual
A Conferência de Saúde elegeu 15 delegados que participarão da etapa Estadual que vai ser realizar de 24 a 26 de Maio de 2019 em Porto Alegre. A edição estadual vai definir e priorizar as propostas relacionadas nas conferências municipais. As demandas serão levaras para a Conferência Nacional eu acontece de 4 a 7 de Agosto de 2019 em Brasília.
DELEGADOS
Segmento Usuário:
Ronaldo R. Ferreira
Jorge Rogério de Freitas
Marcos Paulo Serafim Roxo
Serafim Sanches Dorneles
Lisiane Martins da Silva Noronha
Arlete de Oliveira Febre
Mauro Pratos
Segmento Profissional de Saúde:
Elisabete generoso couto
Paula Monteiro Martins
José Nelson Polesso
Vanessa Sonego
Suplentes:
Delmarina Dias
Lair da Silva Muniz
Paulo Abrao
Andreia Carvalho dos Santos
Paulo José Machado
Cristina Rossato
Por Carol Cândido - Foto: André Guterres
0 Comentários