Explorar não é legal: 10 cavalos foram avaliados clinicamente e chipados
Na terça-feira, (02), aconteceu a 1º Blitz contra a exploração de cavalos no município, chamada de “Explorar não é legal”. A ação é da secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, através da diretoria de Proteção Animal em parceria com a Brigada Militar, Política Civil, Guarda Ambiental e protetoras voluntárias.
Segundo a diretora de Proteção Animal, Tarciz Laus, a fiscalização tem o objetivo de coibir os maus tratos, abordando carroceiros para verificar estado de saúde dos animais.
Na ocasião, 10 cavalos foram avaliados clinicamente e chipados pelo veterinário Evandro França e resgatou um equino vítima de maus tratos. “O animal foi atendido pelo veterinário da Prefeitura e encaminhado a um tutor”, explicou Tarciz.
A blitz também fiscalizou o descarte clandestino de lixo. As ações aconteceram nos bairros Vila da Paz, próximas ao ecoponto da Granja e ao Campo Estrela.
A intensificação das ações contra o maus tratos de animais é uma determinação do prefeito Miki Breier. “Realizar esse tipo de ação preventiva é de suma importância para evitar que os animais cheguem a situação de extremo cansaço que pode levar a morte”, aponta Miki.
DENÚNCIAS
Denúncias sobre cavalos que sofrem maus tratos ou que estejam abandonados nas ruas de Cachoeirinha podem ser feitas através da ouvidoria 3041-7107 ou através do 3441-4312 ramal 2220.
Por Carol Cândido
0 Comentários