Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), iniciou a limpeza do espelho d'água do lago do Parcão da 79.
O local estava coberto por aguapés, espécie de planta aquática flutuante que purifica naturalmente a água, contribuindo para a sua reoxigenação. A espécie se prolifera nas regiões e períodos de clima quente, e é composta por 95% de água. Ela pode crescer até um metro acima da superfície e as raízes podem chegar a um metro de profundidade.
"Os aguapés se desenvolvem muito rápido e estão sendo removidos para deixar a superfície livre novamente. É um trabalho que precisa ser permanente para manter o meio ambiente conservado", disse Paulo Garcia, secretário adjunto da SMSU.
A limpeza no espaço ocorre periodicamente pelas equipes da SMSU. "Durante os serviços de manutenção de hoje, foram encontradas sacolas plásticas, latinhas de cerveja e muito lixo dentro da água do lago, por isso pedimos à toda população que ajude na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente", finalizou Paulo Garcia.
Texto: Giulliano Pacheco - Foto: Paulo Oliveira - Revisão: Paloma Vargas
0 Comentários